data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Especial)
As escolas da rede municipal de ensino retornam nesta segunda-feira do recesso escolar. O pequeno período de férias foi útil para escolas, professores e alunos se reorganizarem e também descansarem para a parte final do ano letivo. Na escola Sérgio Lopes, a volta dos alunos teve um elemento a mais do que o projeto pedagógico: a energia elétrica foi reestabelecida após mais de 40 dias sem luz na escola.
Conforme a diretora Andreia Schorn, a aquisição do poste e o serviço feito por eletricistas foram custeados a partir do recurso anual para manutenções na escola e totalizou R$ 6,5 mil, o que corresponde a 50% do dinheiro disponível para estas finalidades.
- Decidimos fazer isso com nosso recursos, a partir do conselho escolar e com diálogos com a Secretaria de Educação (Smed) por conta da burocracia para a prefeitura contratar os serviços. Talvez até o final do ano, nossa escola receba uma verba para emergências. Mas estamos felizes por restabelecer a luz elétrica e poder atender melhor os alunos - diz Andreia.
No primeiro dia com a volta da energia elétrica, parte da escola ainda estava sem luz. Segundo Andreia, os eletricistas que fizeram o serviço foram chamados para verificar o porquê desta falha. O problema deve ser solucionado ainda esta semana.
De acordo com a professora Chaiane Marzona, quanto as mudanças que o recesso trouxe, a principal foi a ampliação do horário de atendimento para as turmas da Educação Infantil, que agora em alguns dias da semana poderão ter turno integral:
- Conseguimos cumprir os protocolos e está dando certo. Estamos nos organizando para mais ampliações como essa.
Vencedores do BaitaChef serão conhecidos nesta segunda
Em outra escola municipal, a Aracy Barreto Sacchis, a volta do recesso ocorreu de forma tranquila. Conforme a diretora da escola, Andria Ferretti Lima, grande parte dos mais de 700 alunos já retornaram ao ensino presencial. Por lá, a mudança também foi a ampliação da carga horária das turmas da Educação Infantil.
Como parte da recepção dos alunos para o retorno, teve início a 4ª edição da Semana Literária na escola. Durante o período, ocorrerão palestras via Google Meet com escritores santa-marienses, recitais, galeria de personagens e poemas ilustrados.
- É uma forma de valorizarmos autores locais e de aproximarmos os alunos do universo da leitura - afirma a professora de português Edinara Leão.
*Colaborou Gabriel Marques